Prótese Removível

O que são Próteses Removíveis?

As próteses removíveis são dispositivos que substituem os dentes perdidos, podendo ser removidas e recolocadas dentro da sua boca.
Atualmente têm um aspeto mais natural e são mais confortáveis.
Existem dois tipos principais de próteses removíveis relativamente ao nº de dentes envolvido – total ou parcial – e uma grande variedade de materiais para as mesmas. (colocar imagens ilustrativas mas estáticas)

Existe também a possibilidade de estabilizar e reter a sua prótese removível em boca recorrendo à fixação com implantes – Prótese sobre attachments (dar destaque e colocar animação com esquema deste tipo de prótese)

Que tipo de manutenção e acompanhamento devo ter com a minha prótese?

Qual a periodicidade de manutenção da minha prótese?

Deverá fazer de 6 em 6 meses consultas de manutenção com o seu clínico. Poderá ser necessário fazer alguns ajustes e melhorar a adaptação da prótese à cavidade oral.

Se partir a prótese, que devo fazer?

Não deve iniciar a reparação da prótese. Nunca utilize supercola ou outros produtos uma vez que poderão danificar a prótese e inviabilizar a reparação.
Em caso de fratura ou descolamento de dentes, deve guardar a prótese e todas as suas partes e dirigir-se à clínica dentária.

Os ganchos da prótese removível podem ser apertados?

Sim, mas apenas por profissionais qualificados. Não tente apertar ou desapertar os ganchos metálicos da prótese pois poderão partir. Caso necessite de algum ajuste deverá dirigir-se à clinica dentária.

Que cuidados diários devo ter com a minha prótese?

Como devo colocar a minha prótese removível em boca?

A colocação da prótese deverá ser feita com as mãos, nunca forçando com os dentes oponentes. Numa fase inicial será mais fácil fazê-lo em frente a um espelho, com lavatório cheio de água. Em alguns casos será necessário encaixar um lado antes do outro.

Há algum período de habituação à minha nova prótese?

Sim. É normal que na fase inicial da adaptação possa sentir algum desconforto, dor, dificuldade em falar ou comer. No entanto, tente usar a sua prótese durante a maior parte do tempo, uma vez que a adaptação será mais rápida.

Em caso de pequenas lesões, o que faço?

Utilize um gel de clorohexidina que ajuda na cicatrização e desinfeção da cavidade oral. Caso essa lesão perdure, entre em contacto com o seu Médico Dentista.

9 Posso dormir com a prótese removível colocada?

Não é aconselhável. Deve dar descanso às gengivas. Assim, durante a noite deverá retirá-la e colocá-la numa caixa para ficar protegida e não se perder.

Posso comer tudo com a prótese? e como devo higienizar?

É necessário algum cuidado a nível alimentar?

Sim. Comece por ingerir alimentos mais fáceis de mastigar: carne picada, peixe, verduras cozidas, sopas e puré. Deverá cortar os alimentos em pequenos pedaços e evitar mascar pastilhas elásticas e alimentos muito densos (ex: pão).

(pôr imagens com um proibido por cima e outras com um ok verde)

É necessário algum cuidado especial de higienização da minha prótese?

A prótese deverá ser higienizada, pelo menos, duas vezes por dia com produtos apropriados (escova de prótese, espuma corega). Não use os dentífricos dos dentes naturais! São demasiado abrasivos pelo que podem danificar os materiais e reduzir o tempo de vida da prótese. Uma vez por semana, é aconselhado usar pastilhas desinfetantes (1/4 de uma pastilha tipo Corega num copo de água).

Em caso de utilização de barras ou outras estruturas que fixem a prótese, deverá higienizá-las com uma escova dentária, escovilhão e irrigador oral.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam.

Pedro Franco

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam.

Pedro Franco

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam.

Pedro Franco