Odontopediatria

A Odontopediatria (dentista pediátrico) é a especialidade da medicina dentária que se dedica à saúde oral de bebés, crianças e adolescentes.
As crianças são todas diferentes e únicas, a nossa abordagem e interação durante a consulta é adequada a cada uma.
Através de atividades e criatividade tentamos que as crianças se sintam o mais seguras possível diminuído algum eventual estado de ansiedade que possa existir.
São por vezes os pequenos pormenores que fazem a diferença na eficácia do tratamento e na relação médico-paciente.
A Arcos médica dispõe de um gabinete dentário idealizado para os pacientes infantis. Existe ainda um espaço na sala de espera com várias atividades dedicadas às crianças.
A medicina dentária atual é baseada na prevenção promovendo a saúde oral e desenvolvimento correto dos maxilares.

A partir de que idade e com que regularidade a criança deve consultar um Médico Dentista?

A primeira visita de uma criança ao consultório dentário deverá ocorrer assim que toda a dentição decídua (dentes de leite) está completa.
A regularidade das consultas (quando existe boa saúde oral) deve ser de 6 em 6 meses. Em situações de elevado risco de cárie, esta periodicidade deve ser reduzida para intervalos de três meses.
É importante manter as gengivas do bebé higienizadas mesmo quando não há a presença de nenhum dente. Esta higiene pode ser realizada com uma gaze húmida.

Quando deve cessar o uso de chupeta, biberão ou sucção digital?

Os hábitos de sucção devem ser abandonados até cerca de 3 anos de idade, atendendo á possibilidade de autocorreção no desenvolvimento das arcadas dentárias.
Relativamente ao biberão, o hábito deve ser abandonado, idealmente quando a criança completar 1 ano.

Como se pode prevenir o aparecimento de cáries precoces de infância?

O facto de o bebé ser alimentado por biberão, a utilização de líquidos açucarados nas chupetas, ou até mesmo uma amamentação materna prolongada, quando não acompanhada por uma correta higiene oral são potenciais fatores de risco para o aparecimento de cárie precoce de infância.
Deve-se realizar essas rotinas durante o dia e nunca perto da hora de dormir. Não recomendamos a colocação de substâncias açucaradas nos dispositivos de amamentação/alimentação.

Como deve ser efetuada a higiene oral nas crianças?

De acordo com as normas da Direção Geral de Saúde:

0-3 anos: Escovagem realizada pelos pais a partir da erupção do primeiro dente – 2x / dia (uma obrigatoriamente ao deitar), utilizando gaze, ou dedeira ou ainda uma escova macia de tamanho adequado.

3-6 anos: Escovagem realizada progressivamente pela criança devidamente supervisionada e auxiliada – 2x / dia (uma obrigatoriamente ao deitar), utilizando uma escova macia de tamanho adequado, a quantidade de pasta fluoretada (1000-1500ppm), deverá ser do tamanho de meia pequena ervilha.

Maior do que 6 anos: Escovagem realizada pela criança, mas supervisionada pelos pais, 2x / dia (uma obrigatoriamente ao deitar), utilizando uma escova macia sendo a quantidade de pasta fluoretada(1000-1500ppm) a utilizar do tamanho de uma pequena ervilha.
A partir desta faixa etária é importante a utilização do fio/fita dentária. O fio dentário é responsável pela higienização dos espaços interdentários prevenindo assim o aparecimento de cáries interproximais.

O que é um selante de fissuras e para que serve?

O selante de fissuras é uma resina fluída que se aplica na superfície fissurada dos dentes sãos com o objetivo de prevenir o aparecimento de lesões de cárie dentária. Está por norma indicada a aplicação de selante de fissuras nos primeiros e segundos molares e pré-molares definitivos. A reaplicação do selante está indicada quando se verifica a perda parcial ou total do selante, mantendo assim a sua eficácia.

O que fazer em caso de traumatismo dentário?

Após um traumatismo dentário, quer ocorra na dentição de leite ou definitiva, é fundamental ser visto por um dentista, pois um tratamento precoce minimiza o risco de complicações posteriores.

Como sabemos se a criança vai precisar de aparelho dentário?

Na consulta de Odontopediatria o médico dentista está desperto para avaliar eventuais problemas esqueléticos, más posições dentárias ou parafunções que possam existir.
Nestes casos, se necessário o paciente infantil será reencaminhado para a consulta da especialidade Ortodontia.

Mensagem a todos os encarregados de educação:

– Higienize os dentes da criança de acordo com a técnica e nos horários sugeridos.
– A cárie não aparece “por acaso”. Uma boa dentição e uma boca sã são o resultado da sua dedicação. A criança não tem responsabilidade para decidir o que é adequado.
– Os educadores e os avós também precisam ser bem informados. Se não os sensibilizar, todos os nossos esforços serão em vão.
– As assiduidades nas consultas de controlo ao médico dentista poderão poupar tempo e inconvenientes.
– Não hesite em nos ligar em caso de qualquer dúvida e nas urgências.
– Um dente de leite comprometido por cárie poderá levar a uma infeção, acarretando a má formação do dente permanente.
– Os dentes são essenciais não só para a alimentação, como também para uma aprendizagem correta da fala e desenvolvimento de autoconfiança.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam.

Pedro Franco

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam.

Pedro Franco

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam.

Pedro Franco