Tóxina Botulínica

O que é a Toxina Botulínica?

A toxina botulínica é uma proteína produzida por uma bactéria – Clostridium Botulinum que provoca a diminuição da ação muscular quando injetada nos músculos.
Apesar de existirem 7 tipos diferentes da toxina (do A a G), apenas a toxina botulínica tipo A está aprovada para uso estético, sendo a marca mais conhecida o Botox®.
Este efeito cosmético foi descrito pela 1ª vez em 1989 por um cirurgião plástico da Califórnia, o Dr. Richard Clark, e desde essa altura os procedimentos aumentaram a um ritmo impressionante. A injeção de botox é desde o ano 2000 o procedimento não cirúrgico mais frequentemente usado em correções na face.

Qual o enquadramento legal deste tratamento na área da medicina dentária?

Tecnicamente entende-se que é competência de atuação do médico-dentista toda a cavidade oral e estruturas anexas com o objetivo de garantir a harmonia da estética facial e da função do sistema estomatognático, ou seja, o tratamento de condições odontológicas estético-funcionais nas regiões mandibular e maxilar e estruturas contíguas e contínuas da face.

Para que é usada a Toxina Botulínica?

A utilização da toxina torna-se muito apelativa no tratamento de rugas dinâmicas (rugas causadas pela contração do músculo), mas também em outras indicações intimamente relacionadas com a prática da medicina dentária: (por imagem do que está a negrito)
– Diminuição do sorriso gengival
– Hipertrofia dos masséters
– Bruxismo ou trismos
Enxaquecas e cefaleias de tensão
– Diminuição da pressão intermaxilar aquando de trauma
– Diminuição da carga exercida pelos músculos quando se faz cirurgia de implantes com carga imediata
– Assimetrias faciais
– Correção de lábios finos
– Redução da disfunção temporo-mandibular
– Nevralgia do trigémio
– Dor por ponto gatilho
– Redução das rugas ao redor da cavidade oral – sulcos naso-labiais; código de barras, mento casca de laranja, linhas de marioneta

Como é exatamente o procedimento?

O tratamento consiste em injetar quantidades mínimas de toxina botulínica diretamente nos músculos faciais, para os relaxar. Utiliza-se uma agulha muito fina, é bem tolerado e dura apenas alguns minutos, não havendo período de recuperação prolongado.

Qual a duração do tratamento?

As doses utilizadas na nossa área tornam o procedimento extremamente seguro. A duração do efeito é variável, entre 3 a 4 meses, podendo por vezes chegar aos 6 meses.
O efeito de relaxamento muscular que proporciona é fundamental, pois evita o aparecimento de rugas estáticas, enfraquece progressivamente os músculos, sendo necessário aplicar cada vez menos quantidade, num espaço de tempo cada vez maior.
Os resultados começam a aparecer nas primeiras 72h, estabilizando entre os 7 e os 15 dias.
A recuperação do procedimento é simples, permitindo retomar a atividade profissional de imediato após a sua aplicação.

Quais os cuidados que devo ter após o tratamento?

– Não esfregar nem massajar as zonas tratadas durante 24h;
– Efetuar uma desmaquilhagem ligeira sem esfregar nessa mesma noite;
– Não praticar exercício físico ou sauna no dia do tratamento;
– Não inclinar a cabeça para baixo (evitar telemóveis: ver sms, internet; dormir com a cabeça mais alta).

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam.

Pedro Franco

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam.

Pedro Franco

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam.

Pedro Franco